“O empreendedorismo constitui então a capacidade de desafio de si próprio, de se encontrar como ser de emoções e vontades, de desejos e incertezas, mas na firmeza de querer percorrer a rota do sonho.”
Adelina Paula Mendes Pinto
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães
Prefácio “A Rota das Emoções”
O programa A Rota das Emoções insere-se no projeto Educação para o Empreendedorismo e a Cidadania, que pretende promover a cultura empreendedora, particularmente junto das gerações mais jovens. Este projeto educativo promove uma cultura onde prevalece o espírito de iniciativa, a proatividade e o trabalho em equipa. Este programa, mais do que explicar o fenómeno, pretende ser um guia prático que orienta a experimentação das emoções dos adolescentes, sobretudo aqueles que se encontram na idade de frequentarem o 2.º ciclo.
Como conteúdos para esta fase do desenvolvimento humano, são propostas 10 emoções relacionadas com a capacidade de enfrentar os desafios da vida em geral, nomeadamente a autoconfiança, a curiosidade, o entusiasmo, a vitalidade, a paixão, a determinação, a flexibilidade, a contribuição, a gratidão e a alegria.
“Empreender é começar, com plano, preparação… e emoções. A Vida exige-o, o Futuro reclama-o e cada criança ou jovem (na verdade, todos nós!) aspira a isso. Soltemos as velas para que o vento as enfune!”
Anabela Rita
Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (UL-FL-CLEPUL)
Posfácio “Rota das Emoções”