Coaching nas IPSS’s
Criar + Qualidade de vida + Bem-estar emocional
Duração:
16 horas presenciais | 4 horas de trabalho individual | 90 minutos numa sessão individual de coaching
Destinatários
Diretores e coordenadores de IPSS’s
Colaboradores de centros sociais
Razões justificativas da ação de formação
O contexto atual desafia os colaboradores das IPSSs a possuírem um conjunto de técnicas que ajudem, efetivamente, a alcançar objetivos, a aperfeiçoar competências, a aumentar índices de autoconfiança e de motivação. Nas últimas duas décadas, o coaching tem-se revelado um contributo significativo na transformação dos ambientes organizacionais, nomeadamente no desenvolvimento de organizações autentizóticas, onde as pessoas conseguem resultados excelentes e vivem níveis elevados de autenticidade e qualidade de vida. O coaching, como processo intrinsecamente orientado para a ação, transforma as atividades e tarefas em oportunidades de aprender, clarifica os objetivos a concretizar e mobiliza as potencialidades dos indivíduos e das organizações. Nesse sentido, esta proposta de formação sobre coaching procura responder à necessidade de renovação das IPSS’s habilitando ao usufruto de uma filosofia do ser e do fazer, e ao uso de um conjunto de ferramentas inovadoras. Com base na reflexão teórica e prática, científica e experiencial, aponta para um conjunto de procedimentos e práticas individuais e de equipa que, uma vez implementadas, geram dinâmicas adequadas aos reais contextos socioculturais atuais bem como respostas às necessidades efectivas dos clientes das IPSSs.
Objetivos
- Conhecer a fundamentação teórica e prática do coaching, de modo a pensar e a atuar de acordo com os princípios inerentes a sua metodologia.
- Desenvolver as soft skills específicas de um coach, sendo capaz de as adaptar no desempenho de funções específicas.
- Habilitar-se a usar convenientemente as ferramentas de coaching nos serviços desenvolvidos nas diferentes valências.
- Rentabilizar as potencialidades individuais e organizacionais através da implementação dos procedimentos e práticas de coaching.
Conteúdos
- Fundamentos do coaching
- Origens e conceitos do coaching
- Processos e dinâmicas do coaching
- Benefícios e limites do coaching
- Coaching nas IPSSs
- Profissionais em contexto
- Valências das IPSSs
- Equipas de trabalho
III. Ferramentas de coaching
- Para atingir objetivos
- Para ativar mudanças
- Para tomar decisões
- O coaching em ação
- Perguntar para inspirar respostas
- Envolver para trabalhar em equipa
- Comunicar para levar a agir
Metodologia
- Será usada uma metodologia ativa, baseada na participação contínua dos formandos, a qual favorece o desenvolvimento das competências para o uso do coaching.
- Serão realizados trabalhos práticos no grande grupo, em subgrupos e individualmente.
- Far-se-ão exposições breves sobre aspectos teóricos, seguidas da experimentação dos conteúdos apresentados.
- Recorrer-se-á a uma grande variedade de instrumentos pedagógicos, tais como narrações, dinâmicas de grupo, músicas, imagens e autoregistos.
- Também se fará a análise de casos apresentados pelos participantes, de forma a favorecer a troca de experiências e a partilhar da aprendizagem adquirida.
Inscrições:
- Para o efeito a organização poderá contactar-nos para gabineteempreende@gmail.com