Coaching nas IPSS’s

Criar + Qualidade de vida + Bem-estar emocional

Duração:

16 horas presenciais | 4 horas de trabalho individual | 90 minutos numa sessão individual de coaching

Destinatários

Diretores e coordenadores de IPSS’s

Colaboradores de centros sociais

Razões justificativas da ação de formação

O contexto atual desafia os colaboradores das IPSSs a possuírem um conjunto de técnicas que ajudem, efetivamente, a alcançar objetivos, a aperfeiçoar competências, a aumentar índices de autoconfiança e de motivação. Nas últimas duas décadas, o coaching tem-se revelado um contributo significativo na transformação dos ambientes organizacionais, nomeadamente no desenvolvimento de organizações autentizóticas, onde as pessoas conseguem resultados excelentes e vivem níveis elevados de autenticidade e qualidade de vida. O coaching, como processo intrinsecamente orientado para a ação, transforma as atividades e tarefas em oportunidades de aprender, clarifica os objetivos a concretizar e mobiliza as potencialidades dos indivíduos e das organizações. Nesse sentido, esta proposta de formação sobre coaching procura responder à necessidade de renovação das IPSS’s habilitando ao usufruto de uma filosofia do ser e do fazer, e ao uso de um conjunto de ferramentas inovadoras. Com base na reflexão teórica e prática, científica e experiencial, aponta para um conjunto de procedimentos e práticas individuais e de equipa que, uma vez implementadas, geram dinâmicas adequadas aos reais contextos socioculturais atuais bem como respostas às necessidades efectivas dos clientes das IPSSs.

Objetivos

  1. Conhecer a fundamentação teórica e prática do coaching, de modo a pensar e a atuar de acordo com os princípios inerentes a sua metodologia.
  2. Desenvolver as soft skills específicas de um coach, sendo capaz de as adaptar no desempenho de funções específicas.
  3. Habilitar-se a usar convenientemente as ferramentas de coaching nos serviços desenvolvidos nas diferentes valências.
  4. Rentabilizar as potencialidades individuais e organizacionais através da implementação dos procedimentos e práticas de coaching.

Conteúdos

  1. Fundamentos do coaching
  2. Origens e conceitos do coaching
  3. Processos e dinâmicas do coaching
  4. Benefícios e limites do coaching
  5. Coaching nas IPSSs
  6. Profissionais em contexto
  7. Valências das IPSSs
  8. Equipas de trabalho

III. Ferramentas de coaching

  1. Para atingir objetivos
  2. Para ativar mudanças
  3. Para tomar decisões
  4. O coaching em ação
  5. Perguntar para inspirar respostas
  6. Envolver para trabalhar em equipa
  7. Comunicar para levar a agir

Metodologia

  1. Será usada uma metodologia ativa, baseada na participação contínua dos formandos, a qual favorece o desenvolvimento das competências para o uso do coaching.
  2. Serão realizados trabalhos práticos no grande grupo, em subgrupos e individualmente.
  3. Far-se-ão exposições breves sobre aspectos teóricos, seguidas da experimentação dos conteúdos apresentados.
  4. Recorrer-se-á a uma grande variedade de instrumentos pedagógicos, tais como narrações, dinâmicas de grupo, músicas, imagens e autoregistos.
  5. Também se fará a análise de casos apresentados pelos participantes, de forma a favorecer a troca de experiências e a partilhar da aprendizagem adquirida.

Inscrições: