Coaching com docentes

Educar + para a vida + para as emoçoes

Duração:

16 horas presenciais | 4 horas de trabalho individual | 90 minutos numa sessão individual de coaching

Destinatários:

Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário.

Razões justificativas do módulo:

O contexto socioeducativo atual desafia os profissionais da educação a possuírem um conjunto de técnicas que ajudem, efetivamente, a alcançar as metas da educação, a aperfeiçoar as competências, a aumentar os índices de autoconfiança e de motivação. Nas últimas duas décadas, o coaching educativo tem-se revelado um contributo significativo na transformação dos ambientes escolares, nomeadamente na liderança pessoal e de equipas. O coaching é um processo intrinsecamente orientado para a ação, que envolve a transformação de atividades e de tarefas em oportunidades de aprender, direccionando-se para a clarificação e concretização de objetivos. Nesse sentido, esta proposta de formação sobre coaching educativo procura responder à necessidade de renovação dos contextos educativos. Com base na reflexão teórica e prática, científica e experiencial, aponta para um conjunto de procedimentos que, uma vez implementados, tornam os participantes cada vez mais líderes de si próprios, para depois também serem líderes de pessoas e de turmas, que pretendemos que sejam empreendedoras.

Objetivos:

  1. Conhecer a fundamentação teórica e prática do coaching educativo.
  2. Desenvolver as competências do docente-coach.
  3. Otimizar o processo de ensino-aprendizagem através do recurso aos procedimentos de coaching na aula.

Conteúdos:

  1. Fundamentos do coaching educativo
  2. Origens e conceitos do coaching
  3. Processo de coaching educativo
  4. Benefícios e limites do coaching
  5. Liderança de pessoas e de grupos
  6. Organizações autentizóticas
  7. Liderança pessoal
  8. Liderança emocional

III. O processo de coaching na aula

  1. Estilos e estratégias de aprendizagem
  2. Ferramentas de coaching educativo
  3. Fases do processo de coaching educativo
  4. O coaching em ação
  5. Comunicação para a ação
  6. Definição de objetivos pessoais
  7. Planos de ação grupais

 

Metodologia:

  1. Será usada uma metodologia ativa, baseada na participação contínua dos formandos, a qual favorece o desenvolvimento das competências para o uso do coaching na educação.
  2. Serão realizados trabalhos práticos no grande grupo, em subgrupos e individualmente.
  3. Far-se-ão exposições breves sobre aspectos teóricos, seguidas da experimentação dos conteúdos apresentados.
  4. Recorrer-se-á a uma grande variedade de instrumentos pedagógicos, tais como narrações, dinâmicas de grupo, músicas, imagens e autoregistos.
  5. Também se fará a análise de casos apresentados pelos participantes, de forma a favorecer a troca de experiências e a partilhar da aprendizagem adquirida ao longo da pós-graduação.

Inscrições: