Coaching com docentes
Educar + para a vida + para as emoçoes
Duração:
16 horas presenciais | 4 horas de trabalho individual | 90 minutos numa sessão individual de coaching
Destinatários:
Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário.
Razões justificativas do módulo:
O contexto socioeducativo atual desafia os profissionais da educação a possuírem um conjunto de técnicas que ajudem, efetivamente, a alcançar as metas da educação, a aperfeiçoar as competências, a aumentar os índices de autoconfiança e de motivação. Nas últimas duas décadas, o coaching educativo tem-se revelado um contributo significativo na transformação dos ambientes escolares, nomeadamente na liderança pessoal e de equipas. O coaching é um processo intrinsecamente orientado para a ação, que envolve a transformação de atividades e de tarefas em oportunidades de aprender, direccionando-se para a clarificação e concretização de objetivos. Nesse sentido, esta proposta de formação sobre coaching educativo procura responder à necessidade de renovação dos contextos educativos. Com base na reflexão teórica e prática, científica e experiencial, aponta para um conjunto de procedimentos que, uma vez implementados, tornam os participantes cada vez mais líderes de si próprios, para depois também serem líderes de pessoas e de turmas, que pretendemos que sejam empreendedoras.
Objetivos:
- Conhecer a fundamentação teórica e prática do coaching educativo.
- Desenvolver as competências do docente-coach.
- Otimizar o processo de ensino-aprendizagem através do recurso aos procedimentos de coaching na aula.
Conteúdos:
- Fundamentos do coaching educativo
- Origens e conceitos do coaching
- Processo de coaching educativo
- Benefícios e limites do coaching
- Liderança de pessoas e de grupos
- Organizações autentizóticas
- Liderança pessoal
- Liderança emocional
III. O processo de coaching na aula
- Estilos e estratégias de aprendizagem
- Ferramentas de coaching educativo
- Fases do processo de coaching educativo
- O coaching em ação
- Comunicação para a ação
- Definição de objetivos pessoais
- Planos de ação grupais
Metodologia:
- Será usada uma metodologia ativa, baseada na participação contínua dos formandos, a qual favorece o desenvolvimento das competências para o uso do coaching na educação.
- Serão realizados trabalhos práticos no grande grupo, em subgrupos e individualmente.
- Far-se-ão exposições breves sobre aspectos teóricos, seguidas da experimentação dos conteúdos apresentados.
- Recorrer-se-á a uma grande variedade de instrumentos pedagógicos, tais como narrações, dinâmicas de grupo, músicas, imagens e autoregistos.
- Também se fará a análise de casos apresentados pelos participantes, de forma a favorecer a troca de experiências e a partilhar da aprendizagem adquirida ao longo da pós-graduação.
Inscrições:
- Para o efeito a organização poderá contactar-nos para gabineteempreende@
gmail.com