Gestão construtiva de conflitos

DESTINATÁRIOS:

Colaboradores de organizações

Razões justificativas da ação:

A qualidade das relações interpessoais que se estabelecem no seio de uma organização constitui uma variável determinante do seu desenvolvimento, expansão, produtividade e sustentabilidade. Seguindo uma abordagem com base na competência da cooperação e na inteligência social, serão realizados trabalhos conducentes a uma comunicação mais eficaz e pragmática, no sentido de os conflitos serem geridos positiva e construtivamente.

Objetivos:

Otimizar o uso conveniente de estratégias de comunicação em situações de conflito.

Desenvolver a inteligência social, identificando e superando as áreas de conflito no relacionamento social.

Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores do diálogo e da consequente resolução de conflitos.

Conteúdos:

  1. Os conflitos nas organizações

Conceito, origem e tipos de conflitos

Benefícios e desvantagens dos conflitos

Comportamentos comunicacionais de distúrbio

Estilos de abordagem dos conflitos

Da inteligência social à economia emocional

  1. Estratégias para a resolução de conflitos

A comunicação autêntica

A satisfação das necessidades de pertença e de influência

A pressão de conformidade e a coesão da equipa

Acompanhamento das fases do ciclo vital da equipa

Habilidades sociais e técnicas para solucionar conflitos

A negociação e a mediação na solução de conflitos

Metodologias da ação de formação

  1. Será usada uma metodologia ativa, baseada na participação dos formandos, a qual favorecerá a consecução dos objetivos deste curso.
  2. Serão realizados trabalhos práticos, tanto em grupo como individualmente.
  3. Far-se-ão exposições breves sobre aspectos teóricos, seguidas da experimentação dos conteúdos apresentados.

 

Inscrições: