Gestão construtiva de conflitos
DESTINATÁRIOS:
Colaboradores de organizações
Razões justificativas da ação:
A qualidade das relações interpessoais que se estabelecem no seio de uma organização constitui uma variável determinante do seu desenvolvimento, expansão, produtividade e sustentabilidade. Seguindo uma abordagem com base na competência da cooperação e na inteligência social, serão realizados trabalhos conducentes a uma comunicação mais eficaz e pragmática, no sentido de os conflitos serem geridos positiva e construtivamente.
Objetivos:
Otimizar o uso conveniente de estratégias de comunicação em situações de conflito.
Desenvolver a inteligência social, identificando e superando as áreas de conflito no relacionamento social.
Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores do diálogo e da consequente resolução de conflitos.
Conteúdos:
- Os conflitos nas organizações
Conceito, origem e tipos de conflitos
Benefícios e desvantagens dos conflitos
Comportamentos comunicacionais de distúrbio
Estilos de abordagem dos conflitos
Da inteligência social à economia emocional
- Estratégias para a resolução de conflitos
A comunicação autêntica
A satisfação das necessidades de pertença e de influência
A pressão de conformidade e a coesão da equipa
Acompanhamento das fases do ciclo vital da equipa
Habilidades sociais e técnicas para solucionar conflitos
A negociação e a mediação na solução de conflitos
Metodologias da ação de formação
- Será usada uma metodologia ativa, baseada na participação dos formandos, a qual favorecerá a consecução dos objetivos deste curso.
- Serão realizados trabalhos práticos, tanto em grupo como individualmente.
- Far-se-ão exposições breves sobre aspectos teóricos, seguidas da experimentação dos conteúdos apresentados.
Inscrições:
- Para o efeito a organização poderá contactar-nos para gabineteempreende@gmail.com