Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (GabEEC)

 

O Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (GabEEC), criado em 2008, tem como missão principal a promoção da cultura empreendedora através do desenvolvimento das competências, emoções, valores e ferramentas daquela cultura. Conta com uma equipa marcadamente transdisciplinar de investigadores, professores e formadores, coadjuvada por colaboradores nacionais e internacionais, que desenvolve projetos de investigação e programas de intervenção numa abordagem interdisciplinar de modo a contribuir para a autorrealização das pessoas, o sucesso das organizações, a coesão social e o crescimento económico.

Iniciado e desenvolvido pelo investigador da FCT Jacinto Jardim (SFRH/BPD/40704/2007), com a supervisão institucional de José Eduardo Franco, do Instituto Europeu de Ciências da Cultura – Padre Manuel Antunes (IECC-PMA), integra a Cátedra Infante Dom Henrique (CIDH), da Universidade Aberta, e no CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL). O GabEEC alia a investigação, a intervenção e avaliação, como forma de garantir o impacto social da sua ação. Nesse sentido, tem como base modelos teóricos e estratégias de ensino e aprendizagem reflexivas e empiricamente validadas. Entre esses modelos destacam-se os modelos cognitivo-comportamentais, a pedagogia diferenciada, a aprendizagem cooperativa, a psicologia positiva e a abordagem humanista. Por outro lado, privilegia as estratégias de construção e aplicação de programas, bem como a realização de eventos académicos e formativos sobre temáticas relacionadas com as ciências do empreendedorismo.

 

Objetivos do GabEEC

  1. Promover e desenvolver as competências, emoções, valores e ferramentas da cultura empreendedora na educação e na formação.
  2. Investigar, intervir e avaliar objetivando a mudança de comportamentos, modelos e práticas de educação para o empreendedorismo e cidadania.
  3. Construir e validar instrumentos pedagógicos sobre soft skills.
  4. Desenvolver, implementar e avaliar programas de educação para o empreendedorismo para todos os ciclos do desenvolvimento humano, desde a infância à idade avançada.
  5. Otimizar sinergias entre todos os colaboradores que integram a rede nacional e internacional de educação para o empreendedorismo. 

 

Projetos de Investigação e Intervenção

Projeto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (PEEC): programas de intervenção para cada um dos anos da escolaridade, desde o pré-escolar ao ensino superior, sobre competências, emoções, valores e ferramentas empreendedoras, e com ilustrações, histórias, dinâmicas e atividades para aplicar nas sessões com os alunos. Estão a ser também desenvolvidos outros programas orientados para outros públicos, tais como indivíduos de idade avançada, gestores e líderes sociais.

Manuais de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (MEEC): guias pedagógicos para os alunos, os professores e líderes educativos para trabalharem os conteúdos e atividades de cada um dos programas do PEEC.

Oficina de Pedagogia Empreendedora (OPE): para a implementação dos programas é disponibilizada formação para docentes e/ou outros técnicos educativos, bem como o acompanhamento e monitorização no decorrer do desenvolvimento dos programas e avaliação do impacto dos mesmos.

Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo (EDEE): obra com os principais termos relacionados com a educação para o empreendedorismo, tais como conceitos, competências, organizações, tecnologias, valores, áreas, ferramentas e pedagogia.

Instrumentos de avaliação dos elementos da cultura empreendedora: tendo em consideração o PEEC, são criados e validados alguns instrumentos de avaliação das soft skills, das emoções e dos valores dos empreendedores, bem como das ferramentas mais por eles utilizadas.

Avaliação do impacto da educação para o empreendedorismo: são desenvolvidos projetos e instrumentos da análise e de avaliação dos resultados conseguidos ao nível da educação para o empreendedorismo.

Publicação de obras, artigos científicos, materiais e recursos sobre a educação para o empreendedorismo: os resultados da investigação e intervenção são tornados acessíveis às comunidades cientificas e educativas, bem como ao público em geral.

Internacionalização e disseminação dos projetos e materiais produzidos: com particular ênfase para os países da CPLP, dos países PALOPs e da união europeia.

 

Programas

 Fase

Idade

Nome

Estratégia pedagógica

Skills

Pré-escolar

4-5 anos

Piratas dos sonhos

Ilha dos Sonhos

Optimistic skills

1º Ano

6 anos

Exploradores de sonhos

Terra dos Sonhos

Selfconfidence skills

2º Ano

7 anos

Realizadores de sonhos

Cinema dos sonhos

Social skills

3º Ano

8 anos

Criadores de sonhos

Plataforma dos sonhos

Communication skills

4º Ano

9 anos

Brincadores de sonhos

Castelo dos Sonhos

Life skills

5º Ano

10 anos

Rota das Emoções

Emoções empreendedoras

Emotional skills

6º Ano

11 anos

Empreendedores de sucesso

Cidade dos empreendedores

Entrepreneurs skills

7º Ano

12 anos

Grandes pensadores

Jardim dos pensadores

Thinking skills

8º Ano

13 anos

Inovadores em ação

Feira dos inovadores

Inovation skills

9º Ano

14 anos

Cidadãos ativos

Praça da cidadania

Citizen skills

10º Ano

15 anos

Os Originais

Empreendedorismo social

Entrepreneurs social skills

11º Ano

16 anos

Líderes

Plano de carreira

Career skills

12º Ano

17 anos

Equipas criadoras

Proposta de valor

Negotiation skills

Ensino Superior

18+

Equipa empreendedora

Modelo de negócio

Business skills

Idade avançada

65+

Felicitude

Laboratório da sabedoria

Wisdom skills