Pedagogia Empreendedora

Educação, competências e ferramentas

Duração:

25 horas presenciais

Destinatários:

Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário.

 

Razões justificativas da ação

Dada a relevância do empreendedorismo na sociedade atual, impõe-se uma educação que desenvolva o espírito de iniciativa junto das gerações mais jovens. Neste sentido, muitas diretrizes educativas, tanto ao nível europeu como ao nível nacional, apontam para a premência da promoção da cultura empreendedora e das soft skills, em todas as fases do ensino obrigatório.

Para que tais orientações sejam implementadas, é necessário desenvolver programas adequados a cada uma das faixas etárias do desenvolvimento humano. Deste modo, a formação pedagógica empreendedora tem como destinatários privilegiados os docentes do pré-escolar, do 1º, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, que têm a possibilidade de dinamizar projetos educativos com base nas competências empreendedoras e na utilização dos instrumentos pedagógicos mais adequados aos diferentes níveis de ensino.

Com o intuito de consolidar os procedimentos deste tipo de ação, os docentes, individualmente ou em grupo, serão acompanhados aquando da aplicação, com os seus alunos, de um programa de educação para o empreendedorismo. Seguir-se-á uma modalidade de oficina de formação, que permitirá refletir sobre as práticas desenvolvidas e, consequentemente, melhorar as propostas neste domínio. Em suma, a relevância deste género de capacitação justifica-se pelo facto de haver evidências que apontam para uma correlação positiva entre o grau de educação para o empreendedorismo e o crescimento económico, a coesão social, o sucesso organizacional e a autorrealização pessoal.

Objetivos

  1. Desenvolver o dinamismo empreendedor através da tomada de consciência da relevância do empreendedorismo na sociedade atual e da emergência da escola empreendedora;
  2. Assimilar os conceitos fundamentais ligados à cultura empreendedora, nomeadamente competências, valores, emoções e ferramentas para criar, testar e desenvolver ideias originais e de valor;
  3. Capacitar para a dinamização de sessões de educação para o empreendedorismo com estudantes do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos ou do ensino secundário, conforme os níveis de ensino para os quais os docentes estão habilitados academicamente;
  4. Experimentar a aplicação de algumas das ferramentas de educação para o empreendedorismo;
  5. Fomentar o desenvolvimento das soft skills junto dos membros das comunidades educativas, como modo privilegiado de favorecer a realização pessoal, social e profissional.

Conteúdos

  1. Empreendedorismo
  2. Uma oportunidade e uma necessidade
  3. Conceitos e formas de empreendedorismo
  4. Fatores que determinam o empreendedorismo
  5. O processo empreendedor
  6. Promoção do empreendedorismo na Europa
  7. Impacto da educação para o empreendedorismo

 

  1. Educação para o empreendedorismo
  2. Na era da criatividade
  3. Promover a cultura empreendedora
  4. Escolas e equipas criadoras
  5. Aprender fazendo
  6. À procura de oportunidades
  7. Criar produtos e serviços de valor

 

III. Competências empreendedoras

  1. Competências-chave do aluno
  2. Características do comportamento do empreendedor
  3. Habilidades para o século XXI
  4. Soft skills para ser bem sucedido
  5. Competências específicas dos empreendedores
  6. Avaliação e desenvolvimento de competências

 

  1. Ferramentas para promover o empreendedorismo
  2. Entrevistas a empreendedores
  3. Visitas de estudo a organizações empreendedoras
  4. Intercâmbio local, nacional e internacional
  5. Mapa da proposta de valor
  6. Modelo de negócio eu
  7. Modelo de negócio canvas
  8. Concursos de ideias
  9. Mostras e feiras de empreendedorismo
  10. Gestão das redes sociais
  11. Coaching, mentoring e tutoria
  12. Eneagrama da personalidade
  13. Registo de marcas e patentes

 

  1. Apresentação dos programas do Projeto Empreende

Pré-escolar: Piratas dos sonhos — Optimistic skills

1.º Ano: Exploradores de sonhos — Selfconfidence skills

2.º Ano:  Realizadores de sonhos — Social skills

3.º Ano: Criadores de sonhos — Communication skills

4.º Ano: Brincadores de sonhos — Life skills

5.º Ano: Emoções empreendedoras — Emotional skills

6.º Ano: Empreendedores de sucesso — Entrepreneurs skills

7.º Ano: Grandes pensadores  — Thinking skills

8.º Ano: Inovadores em ação — Inovation skills

9.º Ano: Cidadãos ativos — Citizen skills

10.º Ano: Originais — Empreendedorismo social — Entrepreneurs social skills

11.º Ano: Criativos — Plano de carreira — Career skills

12.º Ano: Líderes— Propostas de valor — Negotiation skills

 

Metodologias da ação de formação

Ao longo de formação recorrer-se-á aos métodos ativo, interrogativo e expositivo. Realizar-se-ão trabalhos práticos no grande grupo, em subgrupos e individualmente. Far-se-ão exposições breves sobre aspetos teóricos, às quais se seguirá a experimentação dos conteúdos apresentados. Recorrer-se-á a vários instrumentos pedagógicos, tais como entrevistas, narrações pedagógicas, dinâmicas de grupo, músicas, imagens e autorregistos. Analisar-se-ão, igualmente, casos apresentados pelos participantes, de forma a favorecer a troca de experiências e a partilha da aprendizagem adquirida durante a ação. No período de formação não presencial os formandos implementarão um dos programas do Projeto Empreende e serão acompanhados nesse processo.

Inscrições: