Pedagogia Empreendedora
Educação, competências e ferramentas
Duração:
25 horas presenciais
Destinatários:
Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário.
Razões justificativas da ação
Dada a relevância do empreendedorismo na sociedade atual, impõe-se uma educação que desenvolva o espírito de iniciativa junto das gerações mais jovens. Neste sentido, muitas diretrizes educativas, tanto ao nível europeu como ao nível nacional, apontam para a premência da promoção da cultura empreendedora e das soft skills, em todas as fases do ensino obrigatório.
Para que tais orientações sejam implementadas, é necessário desenvolver programas adequados a cada uma das faixas etárias do desenvolvimento humano. Deste modo, a formação pedagógica empreendedora tem como destinatários privilegiados os docentes do pré-escolar, do 1º, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, que têm a possibilidade de dinamizar projetos educativos com base nas competências empreendedoras e na utilização dos instrumentos pedagógicos mais adequados aos diferentes níveis de ensino.
Com o intuito de consolidar os procedimentos deste tipo de ação, os docentes, individualmente ou em grupo, serão acompanhados aquando da aplicação, com os seus alunos, de um programa de educação para o empreendedorismo. Seguir-se-á uma modalidade de oficina de formação, que permitirá refletir sobre as práticas desenvolvidas e, consequentemente, melhorar as propostas neste domínio. Em suma, a relevância deste género de capacitação justifica-se pelo facto de haver evidências que apontam para uma correlação positiva entre o grau de educação para o empreendedorismo e o crescimento económico, a coesão social, o sucesso organizacional e a autorrealização pessoal.
Objetivos
- Desenvolver o dinamismo empreendedor através da tomada de consciência da relevância do empreendedorismo na sociedade atual e da emergência da escola empreendedora;
- Assimilar os conceitos fundamentais ligados à cultura empreendedora, nomeadamente competências, valores, emoções e ferramentas para criar, testar e desenvolver ideias originais e de valor;
- Capacitar para a dinamização de sessões de educação para o empreendedorismo com estudantes do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos ou do ensino secundário, conforme os níveis de ensino para os quais os docentes estão habilitados academicamente;
- Experimentar a aplicação de algumas das ferramentas de educação para o empreendedorismo;
- Fomentar o desenvolvimento das soft skills junto dos membros das comunidades educativas, como modo privilegiado de favorecer a realização pessoal, social e profissional.
Conteúdos
- Empreendedorismo
- Uma oportunidade e uma necessidade
- Conceitos e formas de empreendedorismo
- Fatores que determinam o empreendedorismo
- O processo empreendedor
- Promoção do empreendedorismo na Europa
- Impacto da educação para o empreendedorismo
- Educação para o empreendedorismo
- Na era da criatividade
- Promover a cultura empreendedora
- Escolas e equipas criadoras
- Aprender fazendo
- À procura de oportunidades
- Criar produtos e serviços de valor
III. Competências empreendedoras
- Competências-chave do aluno
- Características do comportamento do empreendedor
- Habilidades para o século XXI
- Soft skills para ser bem sucedido
- Competências específicas dos empreendedores
- Avaliação e desenvolvimento de competências
- Ferramentas para promover o empreendedorismo
- Entrevistas a empreendedores
- Visitas de estudo a organizações empreendedoras
- Intercâmbio local, nacional e internacional
- Mapa da proposta de valor
- Modelo de negócio eu
- Modelo de negócio canvas
- Concursos de ideias
- Mostras e feiras de empreendedorismo
- Gestão das redes sociais
- Coaching, mentoring e tutoria
- Eneagrama da personalidade
- Registo de marcas e patentes
- Apresentação dos programas do Projeto Empreende
Pré-escolar: Piratas dos sonhos — Optimistic skills
1.º Ano: Exploradores de sonhos — Selfconfidence skills
2.º Ano: Realizadores de sonhos — Social skills
3.º Ano: Criadores de sonhos — Communication skills
4.º Ano: Brincadores de sonhos — Life skills
5.º Ano: Emoções empreendedoras — Emotional skills
6.º Ano: Empreendedores de sucesso — Entrepreneurs skills
7.º Ano: Grandes pensadores — Thinking skills
8.º Ano: Inovadores em ação — Inovation skills
9.º Ano: Cidadãos ativos — Citizen skills
10.º Ano: Originais — Empreendedorismo social — Entrepreneurs social skills
11.º Ano: Criativos — Plano de carreira — Career skills
12.º Ano: Líderes— Propostas de valor — Negotiation skills
Metodologias da ação de formação
Ao longo de formação recorrer-se-á aos métodos ativo, interrogativo e expositivo. Realizar-se-ão trabalhos práticos no grande grupo, em subgrupos e individualmente. Far-se-ão exposições breves sobre aspetos teóricos, às quais se seguirá a experimentação dos conteúdos apresentados. Recorrer-se-á a vários instrumentos pedagógicos, tais como entrevistas, narrações pedagógicas, dinâmicas de grupo, músicas, imagens e autorregistos. Analisar-se-ão, igualmente, casos apresentados pelos participantes, de forma a favorecer a troca de experiências e a partilha da aprendizagem adquirida durante a ação. No período de formação não presencial os formandos implementarão um dos programas do Projeto Empreende e serão acompanhados nesse processo.
Inscrições:
- Para o efeito a organização poderá contactar-nos para gabineteempreende@gmail.com