No passado dia 26 de setembro, no auditório da Biocant, foi apresentado à comunidadeeducativao projeto Ser Mais! Cantanhede – Educação para o Empreendedorismo e Cidadania. Integrado no Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, este projeto destina-se aos alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário. Cerca de uma centena de professores de todos os níveis de ensino das escolas deste concelho ficaram a conhecer os programas que serão implementados: Piratas dos Sonhos (pré-escolar), Brincadores dos Sonhos (1.º ciclo), Rota das Emoções (2.º ciclo), Inovadores em Ação (3.º ciclo), Os Originais (ensino secundário).

Os principais oradores foram o Vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Dr. Pedro Cardoso, e o Prof. Doutor Jacinto Jardim (Coordenador do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania, da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH/CLEPUL, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), da Universidade Aberta.

 

 

As atuais políticas educativas, consubstanciadas na legislação em vigor, preconizam a implementação de princípios pedagógicos e metodologias ativas que organizem de forma flexível, integrada e inclusiva o trabalho dos alunos e a gestão do currículo, tendo em vista aprendizagens significativas que permitam o alcance, por todos os alunos, das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Nesta perspetiva, Ser Mais! Cantanhede aposta na construção de uma cultura empreendedora, pressupondo que o aluno deve construir-se, enquanto pessoa e cidadão, intentando nas suas potencialidades, apetências, motivações e interesses. Pretende igualmente, numa ótica humanista e sob uma pedagogia diferenciadora, suscitar nos discentes capacidades de autorregulação e motivação, com vista a que os próprios sejam promotores bem-sucedidos do seu percurso escolar e, futuramente, do seu projeto de vida.