“…um programa de empreendedorismo social com jovens, que reclamam mais e melhor capacitação, fazendo deles agentes portadores de cultura empreendedora, com ideias inovadoras, que trazem um ar fresco à nossa ação política.”
Filomena Silva
Vereadora da Ação Social, Saúde, Habitação (C.M. de Paços de Ferreira)
Prefácio “Os Originais”
O programa Originais almeja o desenvolvimento das competências que permitirão a criação de produtos e serviços inovadores. Por isso, este projeto educativo promove acima de tudo o espírito de iniciativa, a proatividade e o trabalho em equipa. Mas o foco principal é o empreendedorismo social.
Como conteúdos são abordados um conjunto de estratégias e exercícios que permitem experimentar dez áreas do empreendedorismo social. São elas: Cultura e Arte, Ecologia e Ambiente, Educação e Cidadania, Idade Avançada, Literacia Financeira, Ocupação de Tempos Livres, Saúde e Bem-estar, Turismo Social, Voluntariado, e Emprego e Carreira.
“Um bom empreendedor será, não apenas aquele que promove a perenidade e o sucesso dos seus negócios, mas, fundamentalmente, aquele que saiba promover os valores da justiça e o valor do trabalho, aspetos que se sobrepõem, neste âmbito, à própria capacidade de gerar receitas e promover lucro nos negócios.”
José António Porfírio
Pró-reitor da Universidade Aberta
Posfácio “Os Originais”