“ Esta é uma obra inovadora pela proposta de trabalho que apresenta e que merece a maior divulgação junto das escolas pelo seu contributo para a mudança de pensamento e nas práticas da educação para a sociedade digital, nomeadamente através da promoção da aprendizagem partilhada e do conhecimento em rede enquanto meios para o desenvolvimento da cultura da inovação e do empreendedorismo nas crianças.”

Paulo Maria Bastos da Silva Dias

Reitor da Universidade Aberta

Prefácio “Brincadores de Sonhos”

O programa Brincadores de Sonhos surge como ponto de partida para o desenvolvimento de vários conteúdos e produtos educativos que validamos como adequados e eficazes para responder às necessidades da sociedade atual, denominada sociedade do conhecimento e caracterizada pela globalização e pela tecnologia. Como conteúdos serão aprofundados três conjuntos de competências transversais: competências pessoais (autoconhecimento, autoestima e autorrealização), competências sociais (empatia, assertividade e suporte social), e competências profissionais (criatividade, cooperação e liderança). Por fim, as atividades focalizam-se na competência da resiliência, que na sua essência é o ponto de chegada do desenvolvimento das competências anteriores.

Juntando o poder dos sonhos e dos talentos, contribui-se para que as novas gerações vivam com brilho nos olhos e, assim, sejam pessoas felizes, realizadas e bem sucedidas, tanto a nível pessoal, social e profissional.

“ A simplicidade e a beleza das ilustrações, das narrações pedagógicas, dos símbolos e dos instrumentos utilizados para veicular conceitos teóricos como que espelham e revelam a simplicidade e a inocência da infância.”

Anabela Maria de Sousa Pereira

Universidade de Aveiro

Posfácio “Brincadores  de Sonhos”