“Educar no século XXI, em que tudo é tão veloz e tão efémero, é permitir que as crianças sonhem e que plantem, em todos, as sementes da confiança, da inovação, da cooperação e da resiliência.”
Pedro Coelho
Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos
Prefácio “Inovadores em Ação”
Seguindo uma abordagem da Educação para o Empreendedorismo consistente do ponto de vista da fundamentação teórica e da intervenção pedagógica, os Inovadores em Ação apresentam um modelo teórico de 10 competências essenciais, com o intuito de gerar e desenvolver junto dos alunos ferramentas facilitadoras da criação e expansão de serviços inovadores, que os conduzam para o sucesso na vida pessoal, social e profissional. As dinâmicas das 12 sessões intentam, sobretudo, realizar o aprofundamento de três conjuntos de competências transversais: um primeiro grupo centra-se nas soft skills pessoais – autoconhecimento, autoestima e autorrealização; um segundo grupo, nas sociais – empatia, assertividade e suporte social; um terceiro grupo, nas profissionais – criatividade, cooperação e liderança. Finalmente, os alunos são levados a trabalhar a competência da resiliência, que na sua essência é o ponto de chegada do desenvolvimento das capacidades acima descritas.
Os participantes são envoltos de modo a desenvolverem e potencializarem todo o seu espírito de iniciativa, de diálogo e de trabalho em equipa.
“Cada vez mais, urge criar propostas disruptivas como o projeto Educação para o Empreendedorismo e a Cidadania, que procura promover a cultura empreendedora entre as gerações mais jovens, e o programa Inovadores em Ação, que nos obriga a pensar para além das apelidadas “literacias fundacionais” e que representa um ponto de partida para o desenvolvimento de um modelo teórico de 10 competências essenciais para ser bem-sucedido na vida pessoal, social e profissional.”
J. António Moreira
Departamento de Educação e Ensino a Distância
Universidade Aberta
Posfácio “Inovadores em Ação”