UM NOVO PROJETO DE HUMANIDADE

 

 

 

Em apenas algumas semanas, com o início da pandemia do Covid-19, aconteceram mudanças radicais à escala global. Gostaria de refletir sobre o que está a acontecer no mundo da educação, apesar de todas as dificuldades e obstáculos. Em poucos dias, está a ser criada a escola virtual como alternativa à escola tradicional. E esta simples mudança tem um amplo impacto no quotidiano das comunidades. Qual será esse impacto? E o que é que está em curso na educação?

Os agentes educativos iniciaram novos modos de partilhar os seus saberes e recursos. Os políticos e as direções escolares já lideram sobretudo através das tecnologias. Os professores utilizam plataformas para lecionar aulas digitais e acompanhar as suas turmas virtuais. Os alunos estreiam-se em turmas virtuais e interagem com os seus colegas e docentes através de fóruns, videoconferências e bibliotecas digitais. Os pais acompanham diretamente a aprendizagem dos seus filhos. E, assim, a escola transformou-se radicalmente, com novos procedimentos, novos ambientes e novos recursos.

Em breve serão dados novos passos no uso criativo da tecnologia na educação. Urge definir estratégias educativas para que tudo convirja no sentido da progressiva humanização das sociedades. Para isso há que equilibrar realidades que, de um modo geral, têm estado desequilibradas. O que leva perguntar: Como vamos conciliar a economia e a saúde, o empreendedorismo e a cidadania, a aceleração contínua e o descanso, o dinheiro e os valores?

Agora, mais do que nunca, importa que os educadores assumam o papel de humanistas criadores de um mundo novo. Como profissionais do conhecimento, são desafiados a trabalhar em colaboração com os seus colegas e alunos, explorando novos modelos de aprendizagem. Como peritos na arte de ensinar a pensar, são convidados a descobrir novos modos de promover o desenvolvimento integral de todos. Como especialistas em pedagogia, são estimulados a transformar aquelas que eram as escolas tradicionais em verdadeiras comunidades globais de aprendizagem.

E assim, a pandemia, o isolamento social e as mudanças digitais verificadas no início do ano 2020 ficarão recordadas para sempre como as condições que espoletaram a concretização do desígnio de vivermos interligados na aldeia global. Por isso, podemos afirmar: é um novo projeto de humanidade que está em curso.

Porto, 28/03/2020. Jacinto Jardim